Apoio Cultural:

São José do Rio Preto: Capital do Rodeio

Conhecida como a capital da oitava região administrativa do Estado de São Paulo, Brasil, São José do Rio Preto, como também é conhecida, tem o orgulho de sediar grande números de eventos voltados para a área do campo e agropecuária, ou agronegócios.


O Cowboy Negro inventor do Bulldogging
Este é Bill Pickett, o primeiro Cowboy Negro a se destacar entre os grandes nomes do velho-oeste selvagem e membro dos grandes Halls da Fama e Grandeza do Mundo do Rodeio.
As tradições do rodeio mundial, é na atualidade, uma cultura ampla, espalhada pelo mundo inteiro e é fácil imaginar, a quantidade de histórias que existe em torno dos anos e anos de realizações, conforme a tradição do rodeio foi crescendo e sendo disseminado, por todos os países, até o Japão. Deste modo surgiram inúmero personagens em sua história que independente de qualquer vontade, ficaram escritos para sempre, e muitos são mencionados como heróis e estão estampados em incontáveis, livros ou veículos de comunicação, que se referem aos grandes circuitos de rodeios por todo o globo terrestre. Deste modo um personagem negro, não de menos importância que búfalo Bill, faz parte da História dos rodeios, ou, para ser mais exato, do Hall da Fama dos Cowboys Americanos, e da finalização da conquista do Oeste Selvagem dos Estados Unidos.
Bill Pickett foi o precursor do Bulldogging sendo atribuído a ele a criação deste estilo de modalidade de competição, pois tinha uma capacidade incrível de laçar rapidamente um novilho pelo chifre e derruba-lo em tempo recorde, o que se originou em competição mais tarde, e se tornando um nível de competição para todos os cowboys.
Estamos falando daquele que em 1971, BILL PICKETT, teve seu nome introduzido nas placas do “Hall da Fama de Oklahoma City”, tornando se o primeiro Cowboy negro a receber esta honraria. Nascido próximo a Taylor, no Texas, jovem ainda deixou a escola na quinta série para ser rancheiro em tempo integral, e em pouco tempo, seu domínio espetacular em lidar com gado e outros, fizeram sua fama crescer além do imaginável. Sempre atento a novas possibilidades, Bill, com seus quatro irmãos, fundou a "PICKETT BROTHERS BRONCO BUSTERS AND ROUGH RIDERS ASSOCIATION"Capaz de realizar incríveis acrobacias, diante disto, Pickett se tornou conhecido por todo os Estados Unidos, sempre convidado para grandes eventos, o que o levou em 1905 a se tornar parte do “Ranch Wild West Show”, se apresentando por todo o país, o que o tornou parceiro de Will Rogers e Bufalo Bill. Ao se aposentar dos shows, mais que consagrado, Bill Pickett , foi chutado na cabeça por um bronco e entrou em coma por vários dias e não resistindo morreu, Bill tem uma lápide ao lado da sepultura dos famosos irmãos Miller no cemitério Cowboy Hill, como uma grande homenagem, porém, ele esta sepultado perto de um monumento de quatro metros e meio de altura, pela amizade do grande chefe tribal, Ponca Aguia Branca e também dos Irmão Miller em “Monument Hill”. Na presente atualidade seu nome foi lembrado, na cidade de menphis no Tenesse, ele ganhou uma associação de rodeio, a “Bill Pickett Invitational Rodeo”, que além dos tradicionais rodeios, participam em desfilies comemorativos e de rodeios por todo os Estados unidos, levando o nome de Bill Pickett em destaque e principalmente visitando e participando de eventos informativos em escolas. Seu nome recebeu homenagens como as dos grandes nomes do país, sendo estes 1989 seu nome foi incluído no “Hall da fama do Pro Rodeo”. Em 1997 no “Hal da Fama do Texas Trail”. Em 2003 seu nome entra para o “Hall da Fama do Museu Nacional multicultural Herança Western dos Estados Unidos. E em 2020 o Grande monte das Ilhas Orcas no Estado de Washington recebe o seu nome, Monte Pickett.
Realmente Bill Pickett, é um grande nome negro do cowboy do rodeio mundial que vale a pena mencionar.